quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Mac OS X: Solucionar problemas de instalação e atualizações de software


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Mac OS

Resolução

Antes da instalação

Leia as informações contidas em "Antes de instalar"

Se houver um documento do tipo "Antes de instalar" ou "Leia-me" disponível para o software que você está instalando, leia-o. Ele pode conter os requisitos do sistema e quaisquer problemas comuns. A base de dados de conhecimento contém muitos documentos sobre atualizações de software. Experimente procurar o nome da atualização de software enquanto usa a palavra-chave da base de dados de conhecimento "kbdload".

O nome de usuário e a senha de administrador devem estar disponíveis

Para instalar atualizações de software, você precisa ter um nome de usuário e uma senha de administrador.

Espaço suficiente em disco

Certifique-se de que exista espaço suficiente em disco. Mesmo as pequenas atualizações de aplicativo ou sistema podem precisar de algumas centenas de megabytes de espaço para completar a fase de otimização da instalação. O próprio Mac OS X pode precisar de 3 GB de espaço livre, ou mais, dependendo das opções de versão e instalação que você escolher.

Use o Utilitário de Disco se estiver instalando a atualização para solucionar um problema

Antes de instalar, use o Utilitário de Disco para verificar o volume do Mac OS X caso a instalação ou reinstalação esteja sendo feita para solucionar um problema. Dica: o Mac OS X 10.3 e o Mac OS 10.4 e versões posteriores verificam automaticamente o disco de destino durante a instalação.

Não use o computador enquanto estiver instalando uma atualização

Evite usar o computador enquanto estiver instalando atualizações, embora isso não seja necessário na maioria das atualizações. Pode ser, inclusive, que você queira reiniciar o computador imediatamente antes de instalar uma atualização. Feche o ambiente Classic para aumentar o volume de memória disponível para a instalação.

Como escolher o formato de disco (instalação completa/somente instalação com apagamento)

O Mac OS X pode ser instalado em volumes de diferentes formatos com recursos e características distintas. Se você planeja usar o Mac OS 9 ou não tem uma preferência, escolha o formato Mac OS Expandido (HFS Plus), em vez do formato UNIX File System (UFS). O formato Registro Cronológico também é interessante. Mais informações podem ser obtidas em "Mac OS X: Escolher o formato UFS ou Mac OS Expandido (HFS Plus)".

É um problema de instalação ou de inicialização?

Algumas instalações reiniciam automaticamente o computador, o que talvez você não perceba caso inicie uma instalação e saia de perto do computador. Se, quando você retornar, o instalador não estiver em exibição na tela e o computador não for inicializado com sucesso, trate este como um problema de inicialização. Leia Mac OS X: Solução de problemas de inicialização".

Computadores portáteis: defina as configurações de Otimizar Economizador de Energia da Preferência Economizador de Energia como Máximo Desempenho.

No caso de um computador portátil, certifique-se de que ele fique ligado em uma alimentação CA enquanto você estiver fazendo download e instalando a atualização. Durante o processo de atualização, não coloque o computador no modo sleep e não deixe que ele entre nesse modo.
Dica sobre o Mac OS X 10.4: se estiver instalando o Mac OS X 10.4 e tiver inicializado a partir do CD de instalação, você será avisado caso o Mac portátil não esteja ligado na alimentação CA.

Como verificar a instalação

Verifique o número da compilação

Para ter certeza de que a instalação foi concluída, verifique o número de compilação do software. Se o número de compilação do Mac OS X ou de outro software tiver mudado para refletir a nova atualização, isso indica que o software foi instalado.

Verifique os registros (técnica avançada)

Se aparecer uma caixa de alerta com uma mensagem informando que ocorreu um erro durante a instalação, procure o problema específico nos registros.
·       Registro do Instalador. Quando o computador for inicializado a partir de um CD-ROM ou você estiver instalando um arquivo de pacote a partir de uma imagem de disco, escolha Mostrar Registro no menu Arquivo (ou no menu Janela com o Mac OS X 10.4). Se as informações contidas na janela do registro não ajudarem a resolver o problema, selecione a opção Mostrar Mais Informações. Se você planeja entrar em contato com a Apple, salve o arquivo de registro ou anote as últimas linhas.
Estas são as localizações e os nomes dos arquivos de registro:
o   Mac OS X 10.2.8 ou anterior: "Mac OS X Update" ou "Mac OS X Log" em /Library/Receipts/
o   Mac OS X 10.3 ou posterior: "install.log" em /var/log
·       Registro de atualização de software. Este registro está disponível no painel Atualizar Software de Preferências do Sistema. Ele lista somente as atualizações que apresentaram problema, mas não dá informações detalhadas sobre o problema.
·       Registro do console. Use o utilitário Console para verificar os registros usados pelo Mac OS X: "console.log" e "system.log". Procure mensagens que contenham a palavra "Instalar" ou que apareceram durante o processo de instalação.

Solução de problemas em uma instalação malsucedida

Se estiver instalando a partir do CD-ROM

Se você estiver com problema para usar um CD-ROM de instalação, primeiro consulte "Solução de problemas na instalação do Mac OS X a partir de um CD ou DVD".

Reinicialize o computador e tente novamente

Reinicialize o computador e tente instalar a atualização novamente. Alguns problemas de instalação não se repetem; então, pode ser que você tenha sucesso na segunda vez.

Use o Utilitário de Disco

Inicialize a partir do CD de instalação do Mac OS X. Use o aplicativo Utilitário de Disco para verificar o disco com o recurso de reparo de disco (não permissões) do volume em que você está tentando instalar. Depois da verificação ou de qualquer reparo necessário, tente realizar a instalação novamente.

Desconecte os dispositivos que não serão usados durante a instalação e remova RAM que não é da Apple

Se o problema persistir, desconecte todos os outros dispositivos que estão conectados ao computador e tente realizar a instalação novamente. Alguns deles poderiam interferir na instalação. Desconecte ou remova qualquer componente que não tenha vindo com o computador. Se a remoção de todas as memórias que não são da Apple fizer com que o computador fique com um volume insuficiente de memória para instalar o Mac OS X, remova tudo, exceto a memória. Se o problema persistir, pode ser que ele esteja relacionado à memória que não é da Apple.

Se possível, experimente outro CD ou outra fonte de atualização de software

Em geral, as atualizações de software para Mac OS X e os aplicativos da Apple para Mac OS X estão disponíveis de três maneiras diferentes:
·       Preferências em Atualizar software
·       O seu iDisk (se você usa o .Mac)
·       Instalador autônomo em Downloads da Apple
Tente obter o software em outra fonte ou faça download do software novamente.

Experimente usar uma nova conta de administrador

Criar uma nova conta de administrador e usá-la para instalar a atualização pode dar certo. Se você não souber como fazer isso, consulte a seção "Se o problema ocorrer no Mac OS X ou em vários outros aplicativos" do documento Mac OS X: Como solucionar um problema de software.
Se isso funcionar, termine a sessão e faça login como de costume. Se quiser, apague o novo usuário administrador.

Falha na instalação durante a "otimização"

Se a instalação falhar durante a "otimização", todo o software foi instalado. Não há risco de uma "instalação incompleta". A fase de otimização de uma instalação afeta somente o desempenho; ela não interfere na estabilidade nem nos recursos. Se quiser, você pode reinstalar o software para forçar a repetição da otimização. Se, na primeira tentativa, você tiver usado o painel Atualizar Software de Preferências do Sistema, será necessário fazer download do instalador autônomo do mesmo software em Downloads da Apple para que seja possível reinstalar o software.

Considere a RAM

Para instalações feitas a partir de um disco, uma memória de qualidade inferior pode contribuir para problemas de instalação, problemas esses que não apareceriam em tarefas mais comuns do computador. Remova parte da RAM do computador, observando o volume mínimo necessário para instalar o software.

Instalação com apagamento

Geralmente, as instalações com apagamento costumam dar certo nos casos em que as sem apagamento não funcionam. Antes de apagar o volume, verifique se tem um back-up de trabalho dos dados importantes. Devido à natureza extrema dessa solução, talvez você prefira tentar todas as outras etapas primeiro.
Aviso: esse procedimento apaga todos os dados existentes no volume de destino. Antes de realizá-lo, faça back-up de tudo o que deseja preservar.

Sobre instalações de versões anteriores (Downgrade)

Não reinstale uma versão anterior do mesmo software sobre uma versão posterior. Aparentemente, as instalações de versões anteriores podem funcionar, mas, na maioria dos casos, a Apple não testa nem recomenda esse tipo de instalação. Além disso, alguns instaladores não permitem esse tipo de instalação. Se você precisar reinstalar uma versão anterior do Mac OS X, primeiro apague o disco ou escolha a opção de apagamento no Instalador do Mac OS X. Depois de reinstalar o sistema operacional, reinstale todas as atualizações de software.

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