quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Assistência Rápida de Bluetooth


luetooth Quick AssistTendo problemas com seu mouse e teclado sem fio da Apple? Ou talvez você precise de ajuda para sincronizar um telefone ou um dispositivo portátil Bluetooth com seu Mac. Bluetooth é uma tecnologia sem fio de curto alcance que permite conectar computadores, dispositivos de entrada, telefones celulares e dispositivos portáteis uns aos outros sem cabos. Para usar um dispositivo Bluetooth com o computador, seu Mac deve ter um módulo Bluetooth integrado ou um adaptador Bluetooth USB compatível conectado.

Produtos Afetados

Mac OS X 10.4, Computadores de mesa, Mac OS X 10.5

Com o que você precisa de ajuda?

Sincronização de dispositivos Bluetooth com o Mac

1) Verifique se o computador tem Bluetooth
Caso não tenha conectado fisicamente um adaptador Bluetooth ao computador, verifique se há um módulo Bluetooth instalado nele. No Mac OS X 10.3 e versões posteriores, abra Preferências do Sistema (no menu Apple, escolha Preferências do Sistema) e verifique se “Bluetooth” aparece na seção Hardware da janela.
2) Ative o Bluetooth
Em Preferências do Sistema, clique em Bluetooth e, em seguida, na aba Ajustes. Caso não veja “Alimentação Bluetooth: Ativada”, clique no botão “Ativar Bluetooth”. Ative também o Bluetooth no dispositivo. Para obter instruções, consulte a documentação do dispositivo.
3) Configure um novo dispositivo
Para configurar um telefone ou PDA Bluetooth, clique na aba Dispositivos em Preferências Bluetooth e, em seguida, em "Configurar Novo Dispositivo" para abrir o Assistente de Configuração Bluetooth. Siga as instruções na tela para configurar o dispositivo. Para configurar um teclado ou mouse sem fio da Apple, abra Preferências do Sistema, clique em Teclado e Mouse, clique na aba Bluetooth e, em seguida, em "Configurar Novo Dispositivo" para abrir o Assistente de Configuração Bluetooth. Siga as instruções na tela para configurar o teclado e o mouse.
Ajuda adicional de Bluetooth
Todos os computadores Apple são fornecidos com a Ajuda Mac integrada que fornece instruções passo a passo para realizar diversas atividade no computador. Para obter ajuda adicional para Bluetooth, no Finder escolha Ajuda Mac no menu Ajuda e digite
Bluetooth no campo de busca no canto superior direito.

As 10 principais dicas de solução de problemas

1) Verifique se você possui Bluetooth
Caso não tenha conectado fisicamente um adaptador Bluetooth ao computador, verifique se possui um módulo Bluetooth instalado no computador. No Mac OS X 10.3 e versões posteriores, abra Preferências do Sistema e verifique se “Bluetooth” aparece na seção Hardware. Se estiver usando um adaptador Bluetooth USB, conecte-o diretamente a uma porta USB no computador — não a uma porta no teclado, monitor ou hub USB.
2) Verifique os requisitos do sistema do dispositivo
Verifique se o computador atende aos requisitos do sistema do dispositivo Bluetooth. Visite o site do fabricante para obter detalhes. Isso também se aplica a um adaptador Bluetooth USB, caso esteja adote esse periférico para usar o recurso Bluetooth.
3) Verifique se o Bluetooth e o dispositivo estão ativados
Para verificar o status do Bluetooth do computador, escolha Preferências do Sistema no menu Apple e clique em Bluetooth. No painel Preferências Bluetooth exibido, clique na aba Ajustes. Se o painel mostrar que a Alimentação Bluetooth está “Desativada”, clique no botão Ativar Bluetooth correspondente para ativar o Bluetooth. Em seguida, verifique se o dispositivo também está ligado. Se estiver tentando emparelhar um telefone ou PDA Bluetooth, verifique se o Bluetooth está ativo e se o dispositivo está “visível” (consulte o manual do produto caso não saiba alterar esses ajustes no dispositivo).
4) Verifique se configurou o dispositivo com o computador
Se estiver tentando emparelhar um telefone ou dispositivo portátil com o computador, abra Preferências do Sistema, clique em Bluetooth e, em seguida, na aba Dispositivos. O dispositivo deve estar na lista. Se não estiver, siga as instruções em “Sincronização de dispositivos Bluetooth com o Mac” acima. Se estiver tentando emparelhar um teclado e um mouse sem fio da Apple, abra Preferências do Sistema, clique em Teclado & Mouse, clique na aba Bluetooth e verifique se o teclado e o mouse aparecem no painel. Caso não apareçam, clique em “Configurar Novo Dispositivo” para abrir o Assistente de Configuração Bluetooth. Em versões anteriores do Mac OS X, acesse o Assistente de Configuração Bluetooth na pasta Utilitários (/Aplicativos/Utilitários) para obter ajuda para problemas de emparelhamento.
5) Recarregue ou substitua a bateria do dispositivo Bluetooth
Se a carga da bateria do dispositivo Bluetooth estiver baixa, podem ocorrer problemas de conexão. Tente carregar a bateria (se o dispositivo tiver uma bateria recarregável) ou substituir baterias descartáveis por novas, se esse for o caso.
6) Transfira e instale a versão mais recente do software do dispositivo
Alguns dispositivos Bluetooth (principalmente dispositivos Palm OS) exigem a instalação do software antes de poder usá-los com o Mac. Verifique se você fez isso e se está utilizando o software mais recente disponível para o dispositivo no computador. Consulte no site do fabricante do dispositivo as atualizações mais recentes e informações adicionais. Para obter ajuda adicional sobre sincronização de um dispositivo Palm OS com o Mac por meio de Bluetooth, consulte este artigo.
7) Verifique se há uma atualização para o Bluetooth
Para buscar um novo software, escolha Atualização de Software no menu Apple (o computador deve estar conectado à Internet). Se existir um software Bluetooth da Apple mais recente, a Atualização de Software o encontrará. Para instalar uma atualização, marque a caixa ao lado do nome do software e clique em Instalar.
8) Verifique se há neutralizadores de sinal
Como o Bluetooth funciona transmitindo sinais pelo ar, determinados itens podem interferir nas conexões. Evite situações em que objetos metálicos fiquem entre o dispositivo e o computador. Não coloque o computador sob uma mesa de metal ou dentro de um armário metálico. Mantenha distantes estações base de telefones sem fio, fornos de microondas e outros dispositivos elétricos que operem em largura de banda de 2,4 GHz. E verifique se a distância entre o dispositivo e o computador é de no máximo nove metros.
9) Reinicie o computador
Às vezes, uma simples reinicialização — ou duas — é suficiente para que a operação volte ao normal. Tente reiniciar o computador para verificar se o problema foi resolvido. Caso contrário, tente desligar o computador, aguarde um minuto e reinicie-o. Você também pode tentar redefinir as memórias PRAM e NVRAM do computador.
10) Redefina o dispositivo Bluetooth
Primeiro, tente desligar e ligar novamente o dispositivo. Se isso não funcionar, verifique se é possível redefinir o dispositivo. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo para obter instruções.
Ainda tendo problemas?
Se as dicas acima não resolveram seu problema, tente estas outras opções:
·       Visite nosso site de Suporte a Bluetooth e busque seu problema.
Visite nossos fóruns deDiscussões sobre Bluetooth e busque ajuda de outros usuários.

2 comentários:

  1. Olá Andre, bom dia.
    tenho um MacBook Pro (15-inch, Mid 2009) e de repente Bluetooth parou de funcionar.
    Fui no ícone do bluetooth no desktop e esta dizendo "not available"
    Ele também sumiu da página de "System Preferences"

    Você teria alguma idéia do que seria?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Vincent, vc resolveu este problema? Estou com o mesmo aqui. Se sim, qual o caminho das pedras.

    ResponderExcluir