quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mac OS X: Tela cinza aparece durante a inicialização


Após a inicialização, em vez de aparecer o Finder ou a janela de início de sessão, o computador pode parar de responder e o monitor pode exibir uma constante tela cinza. É possível que apareça também o logotipo da Apple, uma engrenagem ou um globo girando, um sinal de proibição ou uma pasta com um ponto de interrogação piscando. Nota: As etapas a seguir não se aplicam caso uma tela azul apareça durante a inicialização.

Produtos Afetados

Mac OS X 10.4, Mac OS X 10.5, Mac OS X 10.6

Resolução

Nota: Algumas das etapas abaixo podem redefinir os ajustes de preferência ou de registros.
Desconecte e teste os dispositivos periféricos e os cabos de rede.
Nota: "Dispositivos periféricos" significam dispositivos externos que não foram fornecidos com o Mac, como discos rígidos, impressoras ou hubs conectados por USB ou cabo FireWire.
1.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
2.     Desconecte todos os dispositivos periféricos, como discos rígidos externos ou impressoras. Deixe somente o monitor, o teclado e o mouse conectados.
3.     Desconecte todos os cabos Ethernet.
4.     Inicialize o Mac.
·       Se você conseguir inicializar dessa maneira, significa que provavelmente um ou mais dispositivos periféricos (ou o software instalado referente ao dispositivo) estão causando o problema com a tela cinza. Conecte um dispositivo e, em seguida, reinicie o Mac para testar. Repita o processo até localizar o dispositivo com problema. Certifique-se de que o dispositivo está ligado, se necessário, para que funcione corretamente. Verifique com o fabricante do dispositivo se há suporte ou possíveis atualizações de drivers ou firmware disponíveis para o dispositivo. Experimente um cabo diferente com o dispositivo, se possível, como outro cabo USB ou FireWire.

Nota: Se você tiver vários dispositivos periféricos e o problema ocorrer quando estão todos conectados, mas não quando cada um deles é o único periférico conectado, consulte a seção de Informações Adicionais abaixo.
 
·       Se estiver usando um Mac de mesa com um teclado/mouse de terceiros e o problema continuar ocorrendo, experimente inicializar com um teclado e um mouse da Apple conectados. Experimente inicializar com nenhum teclado ou mouse conectado e, em seguida, conectá-los após a inicialização. Experimente, também, uma porta USB diferente do Mac.
Se o problema com a tela cinza continuar mesmo sem nenhum dispositivo conectado, vá para a próxima seção, com os periféricos ainda desconectados.
 
Realize uma Inicialização Segura
Realizar uma Inicialização Segura pode resolver esse problema.
1.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
2.     Inicialize o Mac e imediatamente mantenha pressionada a tecla Shift. Isso realizará uma Inicialização Segura. Dica avançada: Se desejar visualizar o status da Inicialização Segura em andamento, pressione Shift+Command+V durante o processo, em vez de somente Shift.

Nota:
Uma Inicialização Segura leva mais tempo que uma inicialização normal porque inclui verificação de disco e outras operações.
 
3.     Se o Mac inicializar como esperado, tente reiniciá-lo imediatamente.
Caso a Inicialização Segura não funcione ou a reinicialização não seja realizada, vá para a próxima seção.

Redefina a NVRAM / PRAM
1.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
2.     Redefina a NVRAM / PRAM.
Se o problema com a tela cinza continuar, vá para a próxima seção.
 
Inicialize com o disco de instalação do Mac OS X. Use o Utilitário de Disco.
1.     Insira o disco de instalação do Mac OS X 10.4 ou 10.5. Caso tenha discos com ambas as versões, use a que estiver mais perto da versão do Mac OS X instalada no Mac. Não use um disco de inicialização que tenha sido adquirido com outro Mac ou que contenha uma versão anterior do Mas OS X.
2.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
3.     Inicialize o Mac mantendo pressionada a tecla C para inicializar a partir do disco.
4.     Depois de inicializar a partir do disco, escolha Utilitário de Disco no menu Utilitário.

Nota: Se o problema com a tela cinza persistir e você não conseguir inicializar a partir do disco, vá para a seção "Desconecte os dispositivos periféricos".
5.     No Utilitário de Disco, execute um reparo de disco no volume do Mac OS X. Se nenhum problema for encontrado, execute também um reparo nas permissões. Se problemas ocorrerem durante o reparo de disco, tente reparar novamente.
6.     Depois que as operações do Utilitário de Disco forem concluídas, reinicie o computador sem pressionar nenhuma tecla.
Se o problema com a tela cinza continuar, vá para a próxima seção.
 
Verifique os cabos e a fonte de alimentação
Certifique-se de que os cabos de alimentação estão conectados, principalmente se estiver usando um Mac de mesa. Experimente usar um cabo ou tomada diferente se possível. Se estiver usando um protetor de oscilação de tensão, tente fazer a conexão diretamente com a tomada.
Se tiver problemas com alimentação (por exemplo, o Mac de mesa é desligado ou reiniciado ou as luzes do cômodo piscam quando um aparelho é ligado), é recomendável entrar em contato com um eletricista capacitado para examinar as tomadas e o cabeamento elétrico.
Se o problema com a tela cinza continuar, vá para a próxima seção.

Remova a memória RAM e componentes de hardware internos de terceiros
Nota: Passe para a seção seguinte se a RAM instalada no seu Mac for da marca Apple.
Remova qualquer RAM que não seja da Apple ou outros componentes de hardware de terceiros, como cartões de expansão, unidades ópticas ou discos rígidos de terceiros, se houver, para ajudar a isolar o problema. Isso é necessário para chegar o mais próximo possível da configuração de hardware original de fábrica do Mac.
Se não souber ao certo quais módulos RAM ou outros componentes de hardware são da Apple ou de terceiros, se ficar inseguro para executar essas etapas ou se tiver um Mac mini, é recomendável entrar em contato com a Assistência Técnica Autorizada da Apple para obter ajuda. Caso contrário, execute estas etapas antes de passar para a próxima seção.
1.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
2.     Abra o Mac para acessar os slots de memória. Consulte o Manual do Usuário fornecido com o Mac ou busque Manuais no suporte da Apple para obter uma cópia do Manual do Usuário do Mac.
3.     Remova qualquer RAM de terceiros que tenha sido instalada.
4.     Reinstale a RAM da Apple fornecida com o computador se disponível. O Mac OS X 10.5 requer 512 MB ou mais de RAM. O Mac OS X 10.4 requer 256 MB ou mais de RAM.
5.     Se o Mac só inicializar com uma RAM da Apple instalada, entre em contato com fabricante da RAM.
Se o problema com a tela cinza continuar, vá para a próxima seção.
 
Execute uma instalação Arquivar e Instalar do Mac OS X
Se as etapas acima não resolverem o problema, você pode inicializar a partir do disco de instalação do Mac OS X, conforme descrito anteriormente:
1.     Insira o disco de instalação do Mac OS X 10.4 ou 10.5. Caso tenha discos com ambas as versões, use a que estiver mais perto da versão do Mac OS X instalada no Mac. Não use um disco de inicialização que tenha sido adquirido com outro Mac ou que contenha uma versão anterior do Mas OS X.
2.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
3.     Inicialize o Mac mantendo pressionada a tecla C para inicializar a partir do disco.
4.     Execute uma instalação Arquivar e Instalar, preservando os usuários e os ajustes de rede.
Se, após a instalação, o problema com a tela cinza continuar, passe para a próxima seção.
 
Execute uma instalação Apagar e Instalar do Mac OS X como último recurso
Importante: Você deve executar essa etapa somente depois de tentar todas as etapas acima. Esse processo apagará todos os arquivos do volume do Mac OS X. Se possível, faça o backup de todos os arquivos importantes antes ou use o Time Machine. Talvez você consiga conectar o Mac a outro Mac com um cabo FireWire e o modo de disco de destino FireWire para tentar fazer o backup manual dos arquivos. Uma outra alternativa é marcar um horário com um Mac Genius em uma loja da Apple ou entrar em contato com a Assistência Técnica Autorizada da Apple para obter ajuda.
Para apagar o volume do Mac OS X e reinstalar o Mac OS X:
1.     Insira o disco de instalação do Mac OS X 10.4 ou 10.5.
2.     Desligue o Mac. Se necessário, mantenha pressionado o botão liga/desliga por alguns segundos para forçar o desligamento.
3.     Inicialize o Mac mantendo pressionada a tecla C para iniciar a partir do disco.
4.     Execute a instalação Apagar e Instalar do Mac OS X.
5.     Depois de instalar, inicializar o volume do Mac OS X e verificar se o problema foi resolvido, você deve usar a Atualização de Software para atualizar o Mac OS X com a versões mais recentes disponíveis.

Informações Adicionais

Se o problema persistir depois de seguir as etapas acima, recomendamos que você marque um horário com um Mac Genius em uma loja da Apple, entre em contato com a AppleCare por telefone ou entre em contato com a Assistência Técnica Autorizada da Apple para obter ajuda.
Se o problema ocorrer somente quando vários dispositivos periféricos estiverem conectados
Se a tela cinza aparecer durante a inicialização somente quando vários dispositivos periféricos, como dispositivos USB e/ou FireWire, estão conectados e você deseja ter mais de um dispositivos conectado ao mesmo tempo, o problema talvez seja causado pela combinação dos dispositivos periféricos.
Para ilustrar isso hipoteticamente, considere três dispositivos USB que chamaremos de "A", "B" e "C". O problema talvez seja que os periféricos A e C tenham algum tipo de conflito entre si e uma tela cinza aparece somente se ambos estão conectados, mas não se cada um deles for conectado separadamente. Na seção "Desconecte e teste os dispositivos periféricos e os cabos de rede" acima, você pôde identificar que havia um problema apenas com o dispositivo C porque foi adicionado depois do A.  Para evitar uma análise incorreta, conecte o dispositivo C ao computador sem que haja qualquer outro dispositivo conectado.  Se o Mac tiver problemas com a inicialização quando apenas o dispositivo C está conectado, você saberá que ele é a causa do problema.  No entanto, se o Mac inicializar, você terá um conflito entre dispositivos para resolver.  Para isso, adicione os outros dispositivos, um por vez, com o dispositivo C conectado até o problema de inicialização ocorrer. Reinicie o computador depois de adicionar cada dispositivo. Repita esse processo até que tenha apenas o conjunto mínimo de dispositivos para gerar o problema de inicialização.
O que é você pode fazer?
·       Certifique-se de que cada dispositivo apresenta o firmware mais recente instalado se aplicável. Verifique mais informações com o fabricante. Você também deve procurar as versões de driver mais recentes e, se necessário, instalá-las enquanto inicializa no Modo de Segurança conforme descrito acima.
·       Se qualquer dispositivo solicitar uma fonte de alimentação à parte, certifique-se de que a alimentação está conectada ao dispositivo (por exemplo, mesmo se um dispositivo parecer estar ligado quando conectado pela porta USB sem o cabo de alimentação, conecte o cabo).
·       Experimente cabos USB ou FireWire diferentes com cada dispositivo, conforme necessário.
·       Se você tiver um dispositivo parecido com um dos dispositivos que estão causando conflitos, experimente substituí-lo pelo outro.
·       Entre em contato com cada fabricante dos dispositivos ou consulte os materiais fornecidos com eles para obter mais informações de suporte ou, se necessário, conhecer as opções de assistência técnica.

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