terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um ponto de interrogação intermitente é exibido durante a inicialização do seu Mac


Caso você veja um ponto de interrogação intermitente durante a inicialização do seu Mac, é provável que o computador não esteja conseguindo encontrar o software do sistema necessário à inicialização. Normalmente, tudo o que você tem a fazer para realizar o backup e ter o seu Mac funcionando é se lembrar de onde está o software.
Após a exibição do ponto de interrogação intermitente, deve acontecer uma de duas coisas:
·       O computador inicia normalmente após um pequeno tempo de espera.
·       O computador não inicia.

Produtos Afetados

Mac OS

Resolução

Caso o seu computador inicie normalmente após um pequeno tempo de espera, você provavelmente só precisa selecionar novamente o disco de inicialização nas preferências do Disco de Inicialização (Mac OS X) ou no painel de controle do Disco de Inicialização (Mac OS 9). É normal ver um ponto de interrogação intermitente quando um disco de inicialização deixa de ser selecionado. Na maioria dos casos, selecionar novamente o disco de inicialização é o suficiente para resolver o problema.
Dica: caso o seu computador apresente um problema de inicialização diferente, consulte este documento.

Verifique o mouse e o teclado

Caso o botão do mouse seja mantido pressionado durante a inicialização, esse problema pode ocorrer. Verifique se o botão do mouse não está pressionado.
Caso o problema persista, desconecte o mouse e o teclado antes da inicialização como um teste. Use o botão liga/desliga do seu computador para ligá-lo e desligá-lo. Caso o problema persista, reconecte o teclado e o mouse. Caso você esteja usando um portátil Apple com teclado externo conectado, tente desconectá-lo do portátil antes de iniciá-lo como teste.

Mais soluções a serem testadas

Caso o seu computador continue iniciando com um ponto de interrogação intermitente, siga as etapas para a sua versão do Mac OS abaixo.


Etapas para o Mac OS X caso você tenha um MacBook Air
Caso você esteja usando um MacBook Air, há duas opções para iniciá-lo usando o DVD de um software de sistema:
 
·       Conecte o MacBook Air SuperDrive ao MacBook Air usando a porta USB e reinicie o computador, mantendo a tecla C pressionada durante a inicialização.
 
·       Use a Instalação Remota do Mac OS X para iniciar usando o DVD de um software de sistema localizado no computador de um parceiro. Para obter mais informações sobre como usar a Instalação Remota do Mac OS X, consulte este artigo.
Etapas para Mac OS X

As causas possíveis e as soluções desse sintoma são exibidas na ordem em que você deve testá-las. Caso nenhuma etapa resolva o problema, você precisa passar à seguinte. Se, a qualquer momento desse processo você determinar que o software do seu sistema Mac OS X está faltando, reinstale o Mac OS X. O software do sistema do Mac OS X é armazenado nas pastas System e Library do nível superior (root) do seu disco rígido. Ele também é armazenado em pastas invisíveis durante a inicialização usando o Mac OS X, mas visíveis durante a inicialização usando o Mac OS 9. Caso tenha iniciado usando o Mac OS 9 e pastas excluídas com as quais não estava familiarizado, você talvez tenha excluído acidentalmente o software do seu sistema Mac OS X. Caso não tenha certeza disso, salve a reinstalação da sua última opção.
1.     Inicie usando o CD ou o DVD de um software de sistema e repare o seu disco usando o Utilitário de Disco:
a.     Insira o disco de instalação ou restauração do Mac OS X.
b.     Reinicie o computador e, em seguida, mantenha a tecla C pressionada durante a inicialização.
c.     No menu Apple, escolha Utilitário de Disco. Faça isso na primeira tela do instalador. Não clique em Continuar. Caso clique em Continuar no instalador do Mac OS X com versão anterior a 10.2, você deve reiniciar usando novamente o CD.
d.     Clique na guia do reparador.
e.     Clique em Reparar Disco.
f.      Depois de reparar o disco, tente iniciar usando o disco rígido do Mac OS X.

Dica: caso o seu disco rígido não esteja disponível (montado) durante a inicialização usando o CD, redefina a RAM de parâmetro (PRAM) conforme a descrição na etapa 3 e, em seguida, repita essas etapas. Caso o seu disco rígido ainda não esteja disponível após a redefinição da PRAM, entre em contato com um provedor de serviços autorizado da Apple ou com o suporte técnico da Apple.
2.     Tente selecionar o disco de inicialização do seu Mac OS X usando o Startup Manager ou a tecla X.

Caso isso não funcione, vá para a etapa 3.
3.     Redefina a RAM de parâmetro (PRAM).

Redefinir PRAM e, em seguida, veja se o computador inicia. Do contrário, repita a etapa 2.
4.     Caso nenhuma dessas etapas resolva o problema, inicie usando o CD de instalação e reinstale o Mac OS X. Caso o seu disco rígido não esteja disponível (montado) durante a inicialização usando o CD, entre em contato com um prestador de serviços da Apple ou com o suporte técnico da Apple.
 



Etapas para Mac OS 8 e Mac OS 9

As causas possíveis e as soluções desse sintoma são exibidas na ordem em que você deve testá-las. Caso nenhuma etapa resolva o problema, você precisa passar à seguinte. Se, a qualquer momento desse processo, você determinar que a pasta System ou seu conteúdo está faltando ou que foi excluído de maneira intencional, reinstale o Mac OS 8 ou o Mac OS 9.

Caso você inicie normalmente usando o Mac OS 9, mas não tenha um CD do Mac OS 9 que possa ser usado como disco de inicialização, siga as etapas para o Mac OS X acima. Alguns computadores incluem CDs de instalação do Mac OS X e um CD de restauração do Mac OS 9 que não podem ser usados como um disco de inicialização. Depois de iniciar usando o Mac OS X, verifique se há uma cópia do Mac OS 9 instalada. Caso você tenha apagado o seu disco na última vez em que iniciou o Mac OS 9, talvez seja preciso reinstalar os drivers do Mac OS 9.
1.     Inicie o computador usando o CD de instalação ou de restauração do Mac OS 8 ou do Mac OS 9 que acompanha o computador.
2.     Abra a pasta Utilities e localize o Reparador de Disco.
3.     Abra o Reparador de Disco e repare o disco.
4.     Abra o painel de controle Disco de Inicialização.
5.     Escolha o seu disco rígido como disco de inicialização.
6.     Reinicie o computador.

Observação: caso o seu disco rígido não esteja disponível (montado) durante a inicialização usando o CD, redefina a PRAM conforme a descrição abaixo e, em seguida, repita essas etapas. Caso o seu disco rígido ainda não esteja disponível após a redefinição da PRAM, entre em contato com um provedor de serviços autorizado da Apple ou com o suporte técnico da Apple.

Caso não seja possível escolher o seu disco rígido no painel de controle Disco de Inicialização, a sua pasta System talvez tenha sido alterada ou removida. Em alguns casos, você pode resolver o problema movendo novamente os arquivos para o local correto em um processo conhecido como "rebatizado" da pasta System. Uma pasta System "batizada" é a reconhecida como uma pasta System de inicialização válida, conforme a indicação da aparência do logotipo do Mac OS na pasta System.

Rebatizar a pasta System só funciona quando todos os arquivos originais continuam instalados e no local correto (ou é possível recolocá-los no local correto). Caso algum arquivo tenha sido excluído, você talvez precise reinstalar o software do sistema. Caso você tenha removido os arquivos da pasta System deliberadamente, isso inclui recolocá-los onde você os encontrou.

Além disso, você só deve ter uma pasta chamada "System Folder" no seu disco (não confunda com a pasta chamada apenas de "System" instalada pelo Mac OS X, caso ambos os sistemas estejam instalados no mesmo disco).

Para rebatizar a sua pasta System:
1.     Inicie usando um CD.
2.     Feche todas as janelas abertas.
3.     Abra o disco rígido.
4.     Escolha Por Nome no menu Visualizar.
5.     Localize System Folder. Dica: você só deve ter uma System Folder. Se necessário, renomeie qualquer outra "System Folder" que não esteja usando. Não renomeie "System" caso o Mac OS X também esteja instalado.
6.     Abra System Folder. Neste momento, você deve substituir todos os itens removidos anteriormente de System Folder, caso aplicável.
7.     Siga um destes procedimentos:
o   Caso o Mac OS X não esteja instalado em um volume diferente de Mac OS 9, arraste a pasta System e o Finder para o seu disco rígido. Caso você tenha mais de um disco rígido, arraste os arquivos para o disco rígido onde está System Folder.
o   Caso o Mac OS X esteja instalado no mesmo volume ou na mesma partição do Mac OS 9, crie uma nova pasta fora de System Folder, mas não no mesmo disco e, em seguida, arraste a pasta System e o Finder para a nova pasta.
8.     Feche System Folder.
9.     Arraste a pasta System e o Finder novamente para o ícone System Folder.

Quando o logotipo do Mac OS reaparecer em System Folder, é sinal de que houve rebatizado. Selecione a pasta no painel de controle Disco de Inicialização e, em seguida, reinicie o computador.

Redefina a RAM de parâmetro (PRAM)

Se após a redefinição da PRAM o computador iniciar normalmente, selecione novamente o disco de inicialização no painel de controle Disco de Inicialização.

Solucionar problemas de SCSI (se aplicável)

Configuração, encerramento ou cabeamento incorreto de SCSI pode ser a causa desse sintoma.
1.     Desligue o computador.
2.     Desative todos os dispositivos conectados.
3.     Desconecte toda a cadeia SCSI do seu computador. Caso você tenha instalado uma placa SCSI de terceiros, retire-a do computador.
4.     Inicie o computador.

Caso o seu computador seja iniciado sem problemas, você sabe que há algo errado com a sua cadeia SCSI.

Verifique se há um conflito com um software recém-instalado

Você pode iniciar mantendo a tecla Shift pressionada (que desativa temporariamente as extensões). Caso isso seja feito, solucione problemas usando o Gerenciador de Extensões.

Reinstale o software do sistema

Nenhum comentário:

Postar um comentário